quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os meninos azuis

Quando chegava o dia 20, era uma festa. Aquele monte de adolescentes espinhentos, vestidos de azul, enchia os corredores do Conjunto Nacional para gastar o salário de Menor estagiário do Banco do Brasil. Devo esclarecer que entrei para o Banco em julho de 1975 e foi lá que conheci grande parte dos amigos que tenho até hoje: Cleber (o doutor delegado), Urias (que não é o Heep), Bruno (o grande Carlos Bruno), Nelson Luís (o poeta), Sergio Abreu (o nosso Barney Kessel) e muitos mais. Usávamos uniforme, calça e jaqueta azuis, fornecido pelo Banco do Brasil. Minha primeira parada no Conjunto era sempre na Discodil, onde havia umas cabines com isolamento para ouvirmos os bolachões no maior sossego. Não precisa ser gênio para saber que, depois de uma bela hora ouvindo um disco após outro, era sempre expulso das cabines. Lembro da emoção maluca que senti quando o vendedor, meu conhecido, mostrou o que acabara de chegar na loja: Wish you where here, do Pink Floyd, lacradinho, aquele cara pegando fogo na capa. Posso? E ele: não. Poxa, deixa eu ouvir? Cai fora moleque. Como a grana estava muito curta pro meu lado, fiz umas contas na hora, deixo de comprar meu Montcar esse mês... e acabei comprando o disco. Naquela noite, no VIPLAN lotado para o Guará, fui abraçado com meu tesouro tentando decifrar o que dizia aquela letra:

Remember when you were young, you shone like the sun.
Shine on you crazy diamond.
Now there's a look in your eyes, like black holes in the sky.



Shine on you crazy diamond (Pink Floyd)
Copie e cole no seu navegador:
http://www.youtube.com/watch?v=vyqgjCKm9nQ

2 comentários:

  1. Cabra, olha como nossas vidas estão envolvidas (sem viadagem): moramos no mesmo lugar e trabalhamos no mesmo banco. Me lembro que tinha orgulho de portar esse terninho azul com o logo do BB. Ia todo orgulhoso para o Ed. Sede III, quinto andar, INGER (Inspetoria Geral).O pessoal da CEF tinha a maior inveja, pois a gente ganhava quase três vezes mais que eles. Você gastava com discos e eu com tênis. Me lembro do meu primeiro "le coq sportif" azul com branco.
    Bons tempos...

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Waldir, em que época vc trabalhou no BB? Eu estive por lá de 1975 a 77. Tempo muito bom, cara. Eu tb gastava com tênis, na época havia os Rainhas e camurça, lembra? Eram bonitos pra caramba. Eu gostava tb do montcar, o azul. Le coc era chique demais pra mim, isso é para muito luxo (como dizia o meu avô). Bom saber que nossas vidas estão envolvidas, pois nao me envolvo com qualquer um hehehehe.

    ResponderExcluir