quarta-feira, 28 de abril de 2010

Memória e Mp3 - Começando

Antes de começarmos nossa viagem, algumas pequenas e importantes observações. Este blog não tem nenhum fim comercial, aqui ninguem está vendendo, nem comprando, nada, apenas partilhando momentos da história pessoal e coletiva. As músicas que serão disponibilizadas encontram-se no youtube (www.youtube.com) e poderão ser baixadas utilizando-se o software Vdownloader, disponível para download (free) em:

http://www.baixaki.com.br/download/vdownloader.htm

O Vdownloader traz a opção de baixar apenas o áudio (as músicas). Divirtam-se.

E comecemos...


Dia desses estava no carro, a caminho da UnB, sob um calor dos diabos, e o rádio começou a tocar "Under my thumb". Foi imediato: como se, em segundos, me visse transportado para o ano de 1977 pelos acordes dos Stones. Naquele ano, recém-saído da Escola Industrial de Taguatinga, a primeira coisa que fiz foi procurar um cursinho preparatório para a UnB. A EIT era uma excelente instituição de ensino, mas seus cursos profissionalizantes não preparavam ninguem para uma seleção do vestibular. Havia, onde hoje funciona o colégio Sigma, na asa sul, um curso chamado Pré-Universitário, e foi lá que eu e minha namorada, a Marluce, resolvemos fazer registro, só registro, porque matávamos quase todas as aulas, e fugíamos para a 210 sul, para namorar no Food's, que depois virou Chaplin. Nessa época eu tentava tocar Stones, e em especial aquela canção que agora, dentro carro, unia o cinquentão que agora relembra e escreve ao adolescente matão de aulas. A música nos transporta no espaço e no tempo. Essa afirmação é um clichê que traz melancolia, alegria, tristeza, pois a música realmente consegue extrair do adulto sério, o adolescente apaixonado, a criança deslumbrada com o mundo, o jovem corajoso e cheio de sonhos, a lembrança de um amigo que se foi, de uma namorada que se perdeu e, porque nao dizer, de nós mesmos que se nos perdemos pela estrada do tempo? Esse blog quer registrar pequenas lembranças que remetem a essa ou aquela canção, ou, quando for o caso, a canção que se nos remete àquela tal lembrança. Tanto quanto possível, a idéia é, além de compor pequenos fragmentos de memória, fornecer um link para as músicas que os inspiraram. A participação de todos, com comentários, será fundamental para a construção de um tempo no espaço. Bem-vindos!

Under my thumb (Stones)
Copie e cole no seu navegador:
http://www.youtube.com/watch?v=nYYTLJ8YHi4

7 comentários:

  1. Léo, se posso falar em memória musical, devo dizer que quando ouço Roy Orbinson me remeto automaticamente a João Pessoa: o carro amontoado, saindo do bairro dos Estados e indo para Camboinha. Eu gostava, nas poucas horas em que não estava cultivando minha tromba de adolescente inconformada. Haha!

    http://www.youtube.com/watch?v=0e3Wu8lP0WE

    Um beijo!

    Mariana.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, estou aqui só para te dar as boas-vindas e parabenizá-lo, mais uma vez, pela excelente iniciativa de resgatar memórias usando a música como pano de fundo. Seus textos, sempre bem elaborados e bem humorados, nos remetem para um tempo feliz de nossa história. Agora mesmo me vejo no velho food's matando minha fome com um sandubão...
    PARABÉNS VELHO NOVO AMIGO!

    ResponderExcluir
  3. Aí caro Leo, você é um achado cara, tenho saudades de sua genialidade e desejo à você amigo tudo de bom em todos os sonhos e anseios que por ventura ainda rodeiam essa cabecinha doida!!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Este é o meu primo Leonardo, sabido todo.
    Outro dia te falei o quanto tenho viajado através dessas músicas, pena não conhecer essa galera que você fala com tamanho carinho e saudade, tampouco ter participado dessas loucas aventuras, mas mesmo assim sempre que leio suas crônicas dou boas gargalhadas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Prezado Léo, esta tal de Bandanarquia realmente honrava o nome. Caso se lembre, fale algo da LIGONA.
    Um abração,
    Paulão

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo Leo, peço licença para postar aqui algo que com certeza marcou muito o passado de todos nós. Como não sou bom com as palavras como você, deixo o Youtube falar por mim.
    Essa era a época da ingenuidade, onde para a gente, arruda era apenas um plantinha que se usava atrás da orelha para, imagina, espantar o mal.

    http://www.youtube.com/watch?v=saj-PblR2r0&feature=related


    http://www.youtube.com/watch?v=ljzJvmfcR0Y&feature=related

    Abço grande!

    ResponderExcluir
  7. Amigos, é bom ler seus comentários nessa sítiozinho escondido na grande rede. Mariana é uma jovem com lembranças (risos), boas lembranças de um verão inesquecível em terras paraibanas, ouvindo Roy Orbison e se fartando de sol. Demais!
    O amigo-atleta Waldir é tão gente boa que só trata a gente com elogios. Tem meu voto, cabra. O comercial da Seagram's é de arrepiar. Lembro bem dessa carinha triste que fica alegre. Estive pensando no paradoxo da coisa, eles querem vender bebidas e defendem moderação no consumo. Eram outros os tempos? Será?
    O Chico é um sujeito talentoso, historiador enrustido, ainda vai registrar a memória de sua cidade, tenho certeza.
    Grande Catarina, a gente viveu o mesmo tempo, as mesmas músicas, as mesmas aventuras sim, só que em outro canal.
    Paulão, a Ligona é uma história em que eu entrava de enxerido, como dizia minha vá. Mas é também uma história bacana que eu vou aos poucos registrar. Me ajude, vc é o pai da Ligona.
    Abraços.

    ResponderExcluir